O que são marcas tridimensionais?

Registro de Marcas e Patentes

O que são marcas tridimensionais?

A marca tridimensional é a forma física de um produto ou embalagem que tem como função diferenciar de outro produto no mercado. Assim como a logomarca, também é possível realizar essa forma de registro no INPI e garantir o uso exclusivo da mesma de acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96).

Uma marca tridimensional ajuda a tornar o produto mais original de forma que se destaque na concorrência. Sua entrega de valor é gigantesca, pois facilita a rápida associação dos consumidores com o produto e a marca.

Pense em grandes marcas como Yakult, Coca-Cola, Toblerone e Heinz, por mais que os produtos não viessem acompanhados de sua logo, você as reconheceria facilmente por conta de suas formas marcantes. 

E não é coincidência que você nunca tenha visto outro produtos do mesmo segmento com o formato idêntico ao dessas marcas, isso porque os designs estão registrados e protegidos sob uma marca tridimensional.

Existem algumas regras para realizar este processo:

>> Sua embalagem ou forma do produto só pode ser registrado se for realmente de uso exclusivo da sua empresa. Exemplo as marcas que citamos acima.

>> A exclusividade é para garantir individualidade do produto, o que não deve ser ligado a sua função técnica.

>> O INPI não registra uma embalagem em formato comum que já é utilizado por outras marcas. Exemplo: formato cilíndrico das garrafas pet, formato retangular das caixas de leite, sucos e produtos alimentícios e as formas comuns ao próprio objeto, como bola de futebol.

>> Também não pode ser registrado como marca produtos cuja constituição física seja maleável e de fácil deformação, exemplo o creme dental.

Caso você tenha interesse em realizar um pedido de registro de marca tridimensional, entre em contato, podemos ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *