MARCA X PATENTE

Registro de Marcas e Patentes

MARCA X PATENTE

Você também fica na dúvida sobre a diferença entre Marcas e Patentes?

Fica tranquilo(a), estamos aqui para explicar tudo!

Primeiramente é importante saber que, qualquer pessoa física e/ou jurídica pode solicitar o pedido de patente ou registro de marca, desde que possua legitimidade para obtê-las.
Então leia com atenção esse texto que ele pode salvar o seu negócio.

Registro de marca:

Marca é um símbolo que identifica e diferencia produtos e serviços. É a essência da empresa, que possui traços importantes como missão, valores, posicionamento e clientes fiéis.
Marca é o bem mais valioso de qualquer empresa, afinal quando bem trabalhada vira objeto de desejo, tornando-a um bem intangível.

Registrar a marca, como já trouxemos aqui em outros conteúdos, é de extrema importância para garantir que seu negócio esteja seguro, e evitar que terceiros utilizem o mesmo nome para o mesmo segmento de negócios.

Também evita que você perca investimentos de marketing, uma vez que se outra pessoa registra a marca antes de você, você fica impedido de usar a mesma. – mesmo que você tenha criado antes.

Patente:

É um título de propriedade conferida pelo Estado e assim como o Registro de Marca, também é concedido pelo INPI. O documento descreve uma invenção de algum produto ou processo.

Exemplo de caso:
Facebook, se o Mark Zuckerberg, fundador da marca não tivesse patenteado sua invenção, outra pessoa poderia ter feito antes e ele perderia os direitos de uso. – Já imaginou o prejuízo?
Ainda usando o caso do Mark, que comprou invenções como, Instagram e WhatsApp, por milhões de dólares, como não foi ele quem criou, a única forma de se apoderar das criações, era comprando das pessoas que as registraram por primeiro.

Logo, a patente proíbe terceiros de fabricarem, usarem ou comercializarem tal invento.
O processo de patenteação é longo, lento e extremamente rigoroso. São necessários três requisitos fundamentais:
– Precisa ser novidade;
– Ter atividade inventiva;
– Deve ser aplicável na indústria.

Em resumo: invenção é patenteada e marca é registrada.

Agora que você já sabe a diferença entre Marca Registrada e Patente, que tal cuidar do seu patrimônio? Conte com a Semapa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *