5 vantagens do Registro de Marca. Entenda o porquê é importante

5 vantagens do Registro de Marca. Entenda o porquê é importante

Assim como ter a escritura de um imóvel, registrar a marca é garantir que ela seja o seu próprio patrimônio e, como tal, esteja protegido e bem cuidado.

 

Porém, alguns empreendedores ainda não entendem tão claramente a importância e os benefícios de terem o certificado de titulares da marca, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil.

 

Por isso, neste artigo vamos explicar o que é a marca, quais os benefícios de fazer o registro e de que forma ele pode ser feito.

 

Acompanhe!

 

O que é marca?

Marca é todo sinal que distingue e representa uma instituição perante seus clientes, para que possa ser reconhecida por todos.

 

De acordo com o INPI, “Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

 

Porém, dentro do conceito jurídico, a marca representa a relação entre a entidade e os serviços ou produtos oferecidos, de forma que o consumidor possa saber diferenciar o que vem de cada empresa. 

 

Por esse motivo, é muito importante registrá-la junto ao órgão federal e obter todos os benefícios.







5 vantagens do registro de marca

 

Para entender a importância de fazer o registro de marca, listamos as 5 principais vantagens obtidas com ele. Confira!

 

1 – Exclusividade

Somente o registro de marca garante a exclusividade de uso da marca, ou seja, é a única forma de garantir que terceiros não a utilizem também.

 

Já pensou fazer todo o investimento na identidade visual para depois ser utilizada por qualquer empresa que quiser? Isso significa que enquanto não for feito o registro de marca, teoricamente ela não tem nenhum dono.

 

2 – Proteção legal

Se você acredita que apenas o fato de ter um CNPJ garante que a marca é sua, é bom repensar. 

 

A proteção legal da marca contra plágio e outras cópias é apenas com o registro junto ao INPI. Se você assistiu a novela “A Dona do Pedaço” deve se lembrar de todas as dificuldades da Maria da Paz com a sua marca Bolos da Paz.

 

Então, evite problemas e garanta já o título de dono da sua marca!

 

3 – Credibilidade

Ter a marca registrada é um passo à frente para ter um diferencial competitivo no mercado, além disso, só assim é possível utilizar o símbolo de marca registrada: ®.

 

Dessa forma, o consumidor pode perceber a credibilidade da empresa e fica até mais seguro em adquirir produtos ou serviços.



4 – Mais lucro

 

Muitas vezes, a marca acaba tendo um valor muito superior aos serviços ou produtos vendidos. É só ver o exemplo da Coca-Cola, por exemplo, marca valiosíssima, muito mais cara do que os refrigerantes.

 

Além disso, sendo o titular da marca, você pode licenciar, franquear e cobrar royalties. Ou seja, tem muitas oportunidades de lucro!

 

5 – Direito a uma concorrência leal

A concorrência desleal é um crime que está tipificado na Lei da Propriedade Industrial (9.279/96) e consiste em técnicas abusivas de desvio de clientela, que podem ocorrer de formas mais sutis ou até mesmo com o plágio da marca/nome.

 

Por isso, se a marca for registrada junto ao INPI é possível recorrer aos meios legais para impedir o uso da marca indevidamente.

 

Como registrar a marca?

 

A solicitação de registro de marca é feita de forma on-line no site do INPI, depois de seguir um passo a passo inicial, que começa com uma pesquisa para saber se a marca já existe dentro do mesmo segmento.

 

Caso o caminho esteja livre, é possível reunir a documentação necessária e dar início ao processo, que pode ser feito com o CNPJ ou com o CPF.

 

O processo todo pode durar de seis meses até um ano, e é preciso ficar acompanhando para cumprir as exigências que o órgão federal pode fazer.

 

Ao final, se a marca for deferida (aprovada), você receberá o certificado de titular, que tem validade de 10 anos e pode ser renovado pelo mesmo período, sucessivamente.

 

Para auxiliar nesta etapa tão importante para os empreendedores, a Semapa presta consultoria especializada e realiza todo o procedimento, por meio de sua expertise e conhecimento técnico de quase 50 anos cuidando da propriedade intelectual de seus clientes.

 

Peça seu orçamento e faça já o registro da sua marca!

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